Por que é tão importante investir em pinturas especiais como o Halar ECTFE?

Pinturas Especiais (Halar ECTFE)

Quando falamos em indústrias, o que nos vêm em mente são equipamentos de grande porte, máquinas pesadas, produção em massa e muito mais. O que não pensamos é que, por trás dessas máquinas e equipamentos, existem tubulações e conexões expostas à altas temperaturas e ambientes úmidos. 

Essas tubulações têm mais propensão a sofrerem com a corrosão e oxidação e, para que isso não aconteça, nesse texto iremos apresentar o melhor tipo dentre todas as pinturas especiais para revestimento, o Halar ECTFE.  

O que são pinturas especiais e por que optar pelo Halar ECTFE?

Uma forma de revestir tubulações, conexões, mangueiras e derivados para que o desgaste recorrente de aplicações pesadas, a pintura Halar é um copolímero, substância composta de dois elementos: O etileno e  clorotrifluoroetileno. 

Essa pintura traz consigo características perfeitas para a sua função, tais como propriedades mecânicas e uma alta resistência à corrosivos químicos e temperaturas elevadas.

É muito requisitado na indústria para a proteção de diversas peças, propicia uma superfície lisa e faz com que a durabilidade das mesmas seja prolongada. 

Conheça a seguir todas as suas características, propriedades e benefícios: 

Resistência à: 

  • Elevadas temperaturas; 
  • Corrosão e abrasão;
  • Produtos químicos agressivos; 
  • Fogo.

Benefícios: 

  • Prolongamento da vida útil;
  • Excelente custo-benefício;
  • Pode ser aplicado em diversas espessuras;
  • Possui um ótimo isolamento térmico; 
  • É um material antiaderente; 
  • E muito mais!

Como é realizado o processo de pinturas especiais? 

Existem diversos processos de revestimento para o Halar ECTFE, o mais comumente utilizado é o encamisamento. 

O processo tem início na pulverização, podendo ser em pó ou líquida e, quando exposto ao calor elevado, forma-se uma película protetora do revestimento onde a peça estará finalmente envolvida pelo polímero e pronta para ser moldada. Quando iniciada a moldagem da peça, o Halar ECTFE se encaixa perfeitamente à todos os nuances da superfície do produto que está sendo revestido. 

Como o Teflon foi descoberto?

Você sabia que o Teflon originou-se de um acidente? Esse deslize acabou por se tornar um dos revestimentos mais requisitados e tecnológicos do mundo. 

Tudo começou em 1938, quando o químico Roy Plunkett realizava experimentos com um gás chamado tetrafluoretileno. Esse experimento acabou resultando em um pó branco que, posteriormente foi descoberto como um polímero. 

O Teflon não demorou para passar por diversos testes até que, quando finalmente pronto, passou a conquistar diversos mercados, segmentos e sua fama começou a crescer mundialmente. 

As características do Teflon envolvem a resistência e não dissolução quanto exposto a solventes, resistência à altas temperaturas, superfície antiaderente e muito mais. Tudo isso fez com que ele ganhasse a admiração de todo o mercado. 

Curiosidades e aplicações diversas das pinturas especiais Halar ECTFE

O teflon e o Halar ECTFE são utilizados em uma vasta gama de produtos e segmentos, confira alguns deles a seguir: 

  • Panelas: Você encontrará o Teflon em todos os tipos, desde frigideiras até panelas de pressão. A superfície antiaderente característica do polímero possibilita a fácil limpeza e faz com que os alimentos não grudem; 
  • Mangueiras: Quando revestidas, além de terem a sua durabilidade ampliada, suportam temperaturas baixas e altas. São utilizadas em diversas aplicações tais como para o uso hidráulico; 
  • Tubulações: Quando realizadas pinturas especiais com Halar ECTFE em tubulações, elas passam a possuir uma altíssima resistência mecânica e à corrosão. 

O Halar ECTFE e o Teflon são revestimentos versáteis e atribuem inúmeros benefícios aos produtos que foram aplicados. 

Para manter-se informado a respeito das novidades do segmento, confira nosso blog e aproveite um conteúdo exclusivo criado especialmente para você! Até a próxima!

Deixe uma resposta