Tubulações e Conexões de Teflon: A durabilidade que você precisa

Tubulações e Conexões

Um dos revestimentos mais utilizados em diversos setores da indústria, o teflon é um material que prolonga a vida útil de tubulações e conexões. Mas não é só isso. Você sabia que o teflon também pode ser útil para solucionar problemas de aderência e engripamento?

Características como estas fazem do teflon uma opção inteligente para aqueles que procuram qualidade, durabilidade e visam proteger as peças e máquinas, resultando em um melhor desempenho por tempo prolongado. 

Nesse texto, você entenderá como funciona esse processo e quais são as vantagens de investir no revestimento em teflon para as tubulações e conexões dos maquinários da sua empresa.

O que é teflon?

Trata-se de um polímero que, em sua composição química, conta com o flúor, um componente capaz de suportar altíssimas temperaturas. Quando utilizados para revestir tubulações e conexões, o processo utilizado para tal feito é chamado de encamisamento. 

Como é realizado o revestimento de tubulações e conexões com teflon?

O processo de encamisamento é realizado a partir da pulverização líquida ou em pó. Formando uma fina camada quando submetido à alta temperatura e pressão, o metal é limpo e revestido sofrendo uma pequena redução em seu diâmetro para que o polímero seja introduzido no interior da peça. 

Após essa etapa, os tubos e conexões irão passar por uma moldagem, onde o teflon irá se adequar perfeitamente à superfície das peças. 

Quais são as vantagens do revestimento em teflon para tubulações e conexões? 

O revestimento em teflon traz consigo uma série de benefícios, tanto para a produtividade da sua empresa quanto para a “saúde” do equipamento. Listamos a seguir, quais são essas vantagens: 

  • Quando os tubos e conexões são revestidos, se tornam extremamente resistentes à oxidação, corrosão, produtos químicos e altas temperaturas. Isso faz com que essas peças sejam cada vez mais requisitadas e cruciais para os segmentos alimentício, e farmacêutico, por exemplo; 
  •  O teflon proporciona a estabilidade da peça e, por ser uma superfície antiaderente, impede que sejam formadas camadas de gelo ao seu redor ou interior; 
  • É um excelente isolante térmico (suporta altas temperaturas), além de impossibilitar que cargas elétricas movam-se livremente, tornando-o um ótimo isolante elétrico e condutor; 
  • O teflon é um polímero antiaderente e isso faz com que ele proporcione, quando aplicado em tubulações e conexões, lubricidade à seco e baixo atrito; 
  • Por se tratar de um material naturalmente antiaderente, ele impede que resíduos se acumulem no equipamento. 

Principais aplicações dos tubos e conexões

Os tubos e conexões são utilizados em aplicações que exigem um alto desempenho. Embora muito utilizados em indústrias de diversos segmentos, são comumente encontrados nos segmentos e indústrias: 

  • Alimentícia;
  • Química;
  • Farmacêutica; 
  • Petrolífera; 
  • Entre muitas outras.

O teflon é uma tecnologia extremamente avançada e se dá pela sua resistência a quase todos os ácidos e solventes. Outro grande diferencial é sua facilidade de limpeza, onde é necessário apenas água e sabão.

Agora que você já conhece todas as vantagens, benefícios e características do revestimento de tubulações e conexões, provavelmente deve estar se perguntando como ficou todo esse tempo sem essa tecnologia, não é mesmo? 

Não deixe de conferir em nosso blog outras dicas sobre revestimentos, tubulações e conexões. Caso precise adquirir tubos e conexões revestidas com teflon, fale conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta